Análise : Pump it Up : Fiesta EX | |||
Introdução : Não é de hoje que me vem a idéia de fazer uma análise sobre a última versão do simulador de dança (jogo frquentemente) Pump it Up(PIU). A primeira PIU foi criada em 1999 e desde então 22 softwares(versões) oficiais foram feitas. vale lembrar que entre todas essas versões, existem aquelas que apenas foram coletâneas,ou que selecionatam músicas diferentes das já lançadas, ou mudança de visual. Vale lembrar : 1ªst/2stª/3ºst/Coletion Dance Floor, Premiere/Premiere2/Premiere3, Exceed/Exceed2/Zero, NX/NX2/NX Absolute, Fieste e Fiesta EX. Desde que começei a frequentar a PIU do Novo Shopping em RIbeirão ( cerca de 2 anos e uns meses) jogava na Zero e até então ela atendia minhas necessidades embora eu soubesse que havia máquinas novas eram muito mais "poderosas" .Foi uma grande surpresa quando cheguei no lugar costumeiro e encontrei uma Pump It Up Fiesta EX 2011. Veja abaixo do que essa versão é capaz. Visual : Como eu disse antes não tinha tido muito contato com outras versões da PIU, mas em relação a Zero, a PIU Fiesta EX tem um visual muito melhor.Além de aparentar mais "colorida/viva" em mudança de telas aparece imagens legais de personagens PIu Fiesta EX , novos vídeos(também aparentemente mais bem-feitos), as telas gerais (GameOver, Insert Credit...) estão bem mais chamativas e toda hora que se olha pra maquina, o visual parece mais : moderno. Não que seja completamente diferente( embora esteja muito melhor) mas para quem só conhece a máquina antiga sempre terá aquele : "Woow, é novo".Abaixo explicação sobre o visual em Basic Mode e FULL Mode. Basic Mode : Para aqueles que não são tão familiarizados com a máquina existe o Basic Mode. O Basic Mode é um modo onde apenas algumas músicas(em comparação a toda bibilioteca) está liberada, e os leveis máximos ainda são mais baixos que os que se pode encontrar no FULL Mode. Ou seja, não espere que existirá uma música destruidora aqui.A divisão aqui é feita pelo antigo sistema de : Normal,Hard, Crazy, FreeStyle e Nightmare.Acredito que esse modo substitui o Easy Station de versões inferiores. Não chega a barrar tanto a dificuldade mas é por aí. A parte gráfica é vermelha ao fundo e inferior a do FULL Mode, mas ainda é bonita.Quando for tratar da máquina adiante , tratarei dela em FULL Mode. Isso acontece devido ao pequeno numero de músicas disponíveis (se comparado a bibilioteca total da máquina) e por ser um modo do qual não explorei muito. O FULL Mode parece muito melhor, para quem já tem uma idéia de como se joga. Mas fica aí o modo pros iniciantes, é sempre bom evitar que alguém escolha leveis absurdos na primeira experiência. FULL Mode : Aqui sim, o modo que vale tanto a pena. Para entrar em FULL Mode existem duas maneiras, inserir a sequencia : ou conectar um USB no Slot de leitor de USB da máquina(opção explorada mais adiante da análise). Em FULL Mode todas as músicas e dificuldades da máquina podem ser acessadas. E acreditem, são muitas músicas.Mais de 350 músicas, ignorando os remix/shortcut/full songs(categorias a serem explicadas). Para não se perder em toda essa bagunça de músicas as músicas podem ser selecionadas por sua máquina de origem. Ou seja , existe um menu acessado pelas setas superiores que permite que o jogador escolha uma opção para restringir as músicas. Os simbolos das PIU's anteriores estarão lá e fica mais fácil saber de qual máquina a música que você quer foi lançada, para agilizar.Acredito que em média 90% das músicas de todas as PIU's estejam nessa versão, ou seja, só foram cortadas aquelas que realmente não valiam a pena. E isso garante uma bibilioteca enorme pra maquina, que já conta com suas próprias músicas.Sobre o visual nesse modo, o fundo é de um azul brilhante e as músicas passam seus clipes e tocam quando parado nelas(como já era feito). Um menu de atalhos pode ser acessado para troca de velocidades, simbolo das setas, e outras coisas revezando as setas azuis de baixo algumas vezes.Outra melhoria foi que ao contrário da Fiesta, na Fiesta EX você pode ver os leveis de cada música na seleção da música, não sendo necessário escolher ela pra ver primeiro os leveis, e depois ter de voltar. Os leveis ficam em bolas coloridas e cada cor de bola, represena uma coisa. São divididos entre : Single , Double , Performance, Double Performance. Esses termos são explicados a seguir. Novidades : Sistema de corações ,Modos e 'Novo' sistema de dificuldade. Sistema de corações Como já disse anteriormente , não tive contato com outras máquinas.Então talvez o que seja uma novidade para mim, não é realmente tão inovador. Na PIU Zero, no modo Arcade, cada jogador poderia dançar 3 músicas. As excessões era que caso ele conseguisse rank A nas três músicas ele ganharia uma quarta música e caso tomasse um rank F, perdi as que restavam. A PIU Fiesta EX uza um sistema de corações.Cada jogador começa com um número de corações (programável) e pode jogar até que seus corações terminem. Os corações são perdidos da seguinte forma : Musica comum -> Perda de 1 coração caso rank melhor ou igual a A, senão a perda é de 2 corações. Remix -> Perda de 2 corações caso rank seja superior ou igual a A, senão a perda é de 3 corações. Missão ->Perda de 1 coração caso rank melhor ou igual a A, senão a perda é de 2 corações. Full Song -> Perda de 2 corações caso rank seja superior ou igual a A, senão perda de 4 corações. Shortcut -> Perda de 1 coração independente do rank. Logo, caso você tenha menos corações que o necessário para algum modo, esse modo não poderá ter nenhuma música acessada.O GameOver ocorre quando seus corações são zerados.Vale lembrar que o tempo para cada um é de : Comum ( 0 ~ 119 segundos), Remix ( 0~179 segundos), Missão ( ??), Full song (0~ 239 segundos) e shortcut (0 ~ 59 segundos). Shortcut são pedaços de músicas já usadas na PIU com outros passos. Alguns shortcuts contêm partes de músicas da PIU que não estão na versão básica e correspondem a alguma parte não usada anteriormente da música.Costumam ter leveis altos. Full Song são as músicas completas dos artistas. O seu tempo pode variar bastante, gastam muitos corações, mas mesmo assim é interessante curtir aquela música que você gosta por mais tempo. Modos :
Alem de muitas outras improtantes aquisições feitas pela Andamiro , que vale a pena dar uma olhada.Com esse conjunto de muitas músicas boas novas e praticamente uma super-reunião das músicas mais clássicas e queridas de todas versões não tem como não reconhecer essa versão como aquela com a melhor bibilioteca da histótia da Pump It Clique aqui para recolher texto |
Análise : Death,The Kid | |
Death, the Kid : É um personagem do Anime já citado no blog anteriormente, Soul Eater. Porquê escolhi logo um personagem de algo que eu já tinha dito? Porquê é um personagem interessante de se fazer uma análise. E ele é : Death, The Kid. Death, The Kid é um dos personagems centrais de Soul Eater. Ele é reconhecido pela sua paixão pela simetria, e por ser filho do Shinigami, diretor da Shibusen. Ele é um manipulador/artesão que leva consigo 2 apistolas para que possa lutar da maneira mais simétrica possível. Aparência : Death ,The Kid dev ter entre 13 e 17 anos, mas sua idade não foi encontrada por aquele que faz essa análise...Eu apostaria 15 anos. Aparenta altura mediana, seus olhos são amarelos, em forma de anel,sem nenhuma explicação possível(tirando-se o fato de que é um anime e ele é filho do Shinigami), cabelos pretos e etc... Outra coisa que chama muita atenção são 3 faixas brancas em seus cabelos, apenas do lado direito de sua cabeça.São chamadas faixas de Senzu e parecem estar ligada com a força do Shinigami. Como Death é forte, mas ainda não deve estar perto do nível do seu pai, nenhuma faixa é completada. Durante uma luta, graças a um objeto que o fortalece , o mesmo se torna bem mais forte por um período e uma das faixas completa o círculo em toda a cabeça. Embora existam mais algumas peculariedades, a foto emcima deixa a aparência bastante clara. Vestimenta: Como Death,The Kid tem uma posição importante como provável sucessor na direção da Shibusen e futuro Shinigami, se veste com roupas adequadas. Veste um terno social preto(com camisa branca) cheio de detalhes e completamente simétrico. Alguns dos detalhes notórios são a caveira simétrica que é o símbolo e a máscara do seu pai, e alguns retangulos diagonais perto dos ombros, em ambos os lados. Ao centro outros retangulos, só que dessa vez horizontais percorre até o fim do" paletó". A calça é completamente sem detalhes e simples e uza sapatos pretos. Algumas vezes veste outras roupas, quando ultiliza a fantasia do seu pai, e fica igual ao próprio,ou quando está em momentos de descontração onde retira o paletó e fica apenas com a camisa branca,dobrada simetricamente e a calça. Psicológico : Como já disse anteriormente, sua paranóia pela simetria não é normal. Normalmente deseja viver em mundo perfeito, completamente simétrico, e agride qualquer um que tente destruir a simetria já existente. Essa paranóia é usada como comédia na maior parte da História, como vezes onde ele interrompia missões pra verificar se o quadro de sua parede estava torto ou não. Mesmo assim, algumas vezes, o seu perfeccionismo passa da conta e prejudica o personagem. Por diversas vezes por exemplo o mesmo apanha seriamente por não querer destruir o adversário,aparentemente simétrico. Outras vezes, não consegue realizar a prova da escola porquê demora uma hora para colocar seu nome, entre outras crises. É aí que se torna um disturbio um pouco sério. Além disso, se comporta com fineza e seriedade, muito diferente de seu pai. mesmo assim não repugna o comportamento com o mesmo e parece ter uma boa relação com o Shinigami. Não costuma falar muito, gosta de pesquisar as coisas por sua própria conta e costuma saber mais do mundo e do mal do que seus colegas(provavelmente pelas suas próprias pesquisas). Como a grande maioria em Soul Eater, fica bastante diferente quando atingido pela onda de insanidade, o que percebe que não é uma pessoa completamente sã.(Mas afinal,quem é?) Laços & Família : O menino entra na Shibusen no começo da história, porém parece que a maioria dos alunos já estavam lá a bem mais tempo.Antes fazia suas "missões" separado do lugar, apenas com suas parceiras armas, Liz e Paty. Não é o unico em Soul Eater que ultiliza duas armas, mas no seu caso em especial escolheu as 2 pistolas gêmeas pois se adequavam a sua paixão pela Simetria. As duas pistolas erm antigamente ladras, mas vieram lutar junto a Death,The Kid depois de tentar assalta-lo. O menino diz ser o único que entendia o que eles passavam e os 3 são praticamente irmãos, por agora. O menino mora com as garotas e parece não ter "Interesse" em nenhuma delas, nem em nenhuma outra garota já mostrada, que eu me lembre. Mas isso acontece devido a sua preocupação maior, que é suceder seus pais e realizar as tarefas que o mesmo lhe confia. Como amigos também o grupo praticamente mais forte da Shibusen que são as duplas : Maka & Soul, Black Star & Tsubaki. É sempre convidado para a confraternização entre eles e comparece, por mais quieto que fique. Respeita ambos como pessoas fortes mas por algumas vezes, parece se super-estimar um pouco( típico de pessoas/personagens fodas). Sobre família, não a muito a dizer. Sua mãe nem nunca foi citada na história, por mais estranho que possa parecer. Isso pode aconetcer devido ao tempo de vida dos Shinigami's que é mais de 800 anos. A relação com seu pai é de extrema confiança emnbora o mesmo tenha desconfiado das intenções do mesmo ultimamente. O pai, tem uma preocupação com o filho mas devido a confiar demais no menino parece um pai desleixado. Força & Papel no Shonen : Como todo Shonen, Soul Eater também tem lutas e deve-se analisar algumas vezes a força de cada personagem. Death,The Kid vinha por diversas vezes vencendo seus adversários. Porém estava cada vez mais requisitado pelo pai, que muito imprudente, lhe entregou um adversário que o mesmo não poderia vencer. Ou seja, na escala dos alunos da Shibusen e da maioria dos seres de Soul Eater parece bastante forte. Provavelmente o mais equilibrado entre o trio principal, em questão de força e inteligência. Porém em outra escala, comparado ao seu pai, algumas bruxas, e alguns outros da História ainda é fraco. E foi finalmente derrotado por um personagem infinitamente superior a ele, embora não tenha morrido,ainda. E esta foi uma análise bastante longa sobre um dos personagens mais estilosos, e um dos mais engraçados, que já conheci. Segue algumas fotos do sujeito. Clique aqui para recolher texto |
Análise : Muramasa: The Demon Blade |
A análise dessa semana é dedicada ao jogo de Wii : Muramasa: The Demon Blade, lançado no Japão em 9 de abril de 2009 e tem sua versão americana em 8 de setembro do mesmo ano. Classificado como Ação/RPG, na minha opnião muito mais ação que RPG, o jogo tem em sua história dois personagens principais : Kisuke, um fugitivo que perdeu a memória, incluindo as lembranças de um crime que cometeu, e Momohime, uma ágil mulher possuída por um espírito maligno. O jogador pode escolher entre Kisuke e Monohime de ínicio , porém a partir de um certo ponto na historia de ambos, é necessário jogar com o outro jogador para completar suas histórias,que se cruzam,alternadamante. Os dois personagens principais, ambos muito estilosos. O gráfico em si, não deixa a desejar.É um grande exemplo de como velho e bom 2D ainda pode ser usado , e impressionar , se feito com uma boa técnica. Os dois personagens principais tem uma certa leveza nos movimentos , que ajuda muito a embelezar as batalhas, enquanto quando fora delas se repara telas com cenários muito bem desenhados, e bem coloridos. Os chefes, muito criativos e bem feitos , propocionam uma experiência diferente a cada um , embora o resultado final é sempre adquirir uma espada mais poderosa que a anterior e liberar uma parte do grande cenário. O gráfico não deixa nada a desejar em questão de 2D, ao menos para quem gosta do estilo. O som em si, também é , no minimo, bom . O audio completamente em japones, apenas legendado em ingles, preserva o cenario do Japão feudal que o jogo se passa além de todo folclore apresentado.É obvio que uma dublagem no ingles não traria o mesmo efeito. As músicas, todas japoneas, com a maioria bem épica acabam despercebidas pela exuberancia dos cenários mas também não deizem a desejar e contribuem mais ainda para constuir o clima do jogo. A jogabilidade parece bem simples e repetitiva.Mas não se engane, mesmo com os poucos comandos, é dificil lembrar de usar sempre o melhor, para a melhor situação.Principalmente quando há dez ninjas atrás de você, e sua vida não vai tão bem assim. As atitudes básicas são pular com o botão A, Defender segurando o botão A , Usar o especial da espada com o botão B, Andar e pular com o analógico do nunchuck, trocar a espada com o botão C, e ultiliza as setas do Wii Remote para trocar e ultilizar os items selecionados para atalho. Ainda existe a opção de se jogar com o controle de GameCube, ou o Classic Controler. "...Principalmente quando há dez ninjas atrás de você" A dinâmica é bem simples.Ande pelo grande mapa , que possue algumas biforcações, seguindo a orientação da seta enquanto encontra inimigos por ele e vençe ( A cada nova espada o numero de locais a se visitar é maior, típico. Sobre a dificuldade,não é facil.Para fechar o jogo na dificuldade mais ificil entre as 2 iniciais , principalmente economizando muitos items desnecessários como eu, exige um certo trabalho.Principalmente em alguns chefes.Ninjas negros também não fazem bem à saude , e upe antes de chegar no segundo chefe de Monohime. Pontos interessantes no jogo : --->Existem alguns pontos no jogo que valem a pena realçar.Os ''challenges'' que se encontra em alguns cenários e te ajudam a upar quando você vence são dificeis e interessantes.É arriscado entrar em um challenge com o nivel menor que o recomendao.Mas existes loucos(Prec's) que ainda conseguem... ---> Outro fator bom é a diferença entre as espadas.cada uma parece ser mais rápida, ou mais forte , como se espera.Elas são dividas, pelo menos aquelas que você pode forjar dependendo do numero de ''alminhas'' que você coleta pelos cenários, em colunas e algumas necessitam de outras como pré-requisito.Esse sistema que garante que você ultilize os dois personagems alternadamente pois existem espadas que necessitam que cada um tenha a espada anterior antes. São ao todo 108 espadas com especiais bem diferentes, no geral, e muito bem feitos.Decidimante um fator importante. --->Você pode equipar 3 espadas apenas, ao mesmo tempo.Cada uma delas é como se tivesse sua barra de uso.Quando ela é muito atacada e defende,ou se uza o especial, se desgasta podendo chegar ao ponto de quebrar.É a hora de trocar de espadas.Se todas quebrarem, ai a situação fica tensa.Lembrando que as espadas se auto-recarregam sozinhas, e podem dar um bonus q eh um grande ataque apenas trocando-as. "Esse aí uzou especial no nada , antes de bater a foto" Pontos Negativos : --->A jogabilidade pode ficar repititiva após um tempo.Principalmente para aqueles que fazem do jogo um Smash Game e apenas metralham o botão A. --->Os próprios cenarios ficam chatos quando a pessoa explora por muito tempo, ou tenta evoluir reptitindo-os. --->Os inimigos,embora variados, podem ser vencidos com algumas trapaças como o Dash Atack repetitivo que desconsidera o ataque que o jogador leva , enquanto uzado. --->E por fim, a dificuldade acentuada no nivel intermediário(mais dificil no começo), não encoraja a repetir a jogatina toda, que é bem grande.A sorte é que pode-se mudar a dificuldade em qualquer parte do jogo. Nota final : 8.0 Nota do 'analista' : Eu em particular tenho um grande carinho pelo jogo, uma grande frustração de não ter sido popularizado por essas bandas e considero "Must Have" para um dono de Wii. Clique aqui para recolher texto |
Até mais,Prec's
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